«O carácter resulta de seguirmos o nosso mais elevado sentido do bem e de confiar em ideias sem ter a certeza que resultam.» Richard Bach

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

“Cumpra a lei.”
A directora suspirou e abanou a cabeça.“Eu sei o que diz a lei. O problema é que neste país aprovam-se leis muito bonitas, mas não se dão condições para que elas sejam aplicadas. De que me serve ter uma lei que me obriga a ter um professor de ensino especial se não tenho dinheiro para o contratar? Pelo que me diz respeito, os senhores deputados até podem decretar… uh… sei lá, que se viva eternamente. Mas não é porque sai uma lei a dizer que se tem de viver eternamente que as pessoas vão cumprir essa lei. Seria uma lei irrealista. O mesmo se passa com este caso. Criou-se uma lei muito justa, muito linda, muito humana, mas, quando chega a hora de avançar com os carcanhóis não há nada para ninguém. Ou seja, a lei existe para se dizer que existe, para que alguém se gabe de ater aprovado. Mais nada.”
in O Codex 632, de José Rodrigues dos Santos.

Sem comentários: